Dúvidas Sobre o Minha Casa Minha Vida

Publicidade

As alterações nas regras e valores você já conhece. Hoje vamos falar sobre alguns detalhes do financiamento do seu imóvel pelo Minha Casa Minha Vida que nem sempre nos lembramos mas que, ao iniciar o processo de aprovação e financiamento surgem como dúvidas. E se você tiver outras dúvidas, poderá deixar nos comentários para que possamos pesquisar e responder.

Como faço para financiar meu imóvel com o nome sujo?

Uma das principais dúvidas que o trabalhador brasileiro tem sobre o financiamento habitacional Minha Casa Minha Vida é se é possível financiar a casa própria estando com pendências no nome ou, em outras palavras, se estiver com o nome sujo. O trabalhador poderá financiar sua casa estando com o nome sujo somente se estiver enquadrado no Faixa 1 do MCMV. Essa linha de financiamento, voltada para atender uma parcela da população que possui uma renda familiar de até R$ 1.800,00 possui alguns subsídios e benefícios. Entre esses está a não exigência de que não haja ocorrências no CPF perante os órgãos de proteção ao crédito. Todas as outras faixas de financiamento habitacional pelo Programa Minha Casa Minha Vida ou os outros financiamentos habitacionais exigem que o nome do trabalhador esteja limpo. Assim, independente de qual a faixa de financiamento você está enquadrado, estar com o nome limpo facilita a sua vida. Se você tem dúvidas, pode utilizar os canais online para consultar seu nome.

Se eu financiar pelo MCMV poderei vender meu imóvel?

Outra dúvida bem frequente é se o trabalhador pode financiar a casa própria mesmo se já tiver um terreno. Se o terreno não tiver construção nenhuma sobre ele, o trabalhador poderá entrar com o pedido de financiamento para construir seu imóvel sobre esse terreno. Caso já possua casa ou apartamento, o trabalhador não conseguirá financiamento no Minha Casa Minha Vida, podendo tentar financiar através de outra linha. Caso o trabalhador esteja enquadrado no primeiro caso e não possuir construção no terreno, após entrar com o pedido de financiamento e este ser aprovado, o prazo de liberação do recurso é de 15 dias. Assim, você poderá começar logo a realizar o sonho da casa própria.

O brasileiro que financiar pelo Minha Casa Minha Vida deve saber que somente quem financiar o imóvel a partir da Faixa 2 poderá vender o imóvel, ficando o beneficiário do Faixa 1 impedido de realizar a venda. Porém, o PMCMV só permite um financiamento de imóvel. Assim, quem vender seu imóvel, ficará impossibilitado de realizar outro financiamento pelo programa, somente podendo financiar através de outras linhas de financiamento.

Como posso ter certeza que a proposta é pelo MCMV?

O trabalhador que for financiar seu imóvel pelo Minha Casa Minha Vida deve estar atento para não cair em golpes. Primeiramente, tenha certeza de que a proposta é realmente financiada pelo programa. Você pode fazer isso verificando o valor do imóvel e fazendo uma simulação do financiamento. Isso porque após digitar todos os seus dados, o simulador da Caixa informa se você está enquadrado no Programa Minha Casa Minha Vida. Caso optar por comprar seu imóvel na planta, esteja atento com as condições de financiamento. No caso dessa modalidade de compra, você paga parcelas reduzidas até a entrega do imóvel, passando a pagar o financiamento após estar ocupando o imóvel. Porém algumas imobiliárias entram com o pedido do financiamento no programa MCMV somente após a conclusão da obra, correndo o risco de não ser aprovado. Isso deve estar bem claro no seu contrato, devendo constar, também, como será a devolução dos valores já pagos, no caso de acontecer esse tipo de imprevisto.

Leia e depois avalie!

Matéria Relacionada:

Veja:  Reformas no programa - Minha Casa Minha Vida Caixa

Pin It on Pinterest

Shares
Compartilhe...