Está pensando em comprar sua casa própria através do financiamento Minha Casa Minha Vida? A redução das taxas de juros para os financiamentos imobiliários, anunciada no mês de novembro, independentemente se você é cliente da Caixa ou não, é um convite para sua casa própria.

Também foi anunciado que o valor mínimo da cota para o financiamento Minha Casa Minha Vida também teve redução.

Esses fatores reunidos transformaram esse final de ano e início de 2017 em um período especial para o brasileiro dar início em seu financiamento do imóvel próprio.

Veja Também: Faça uma simulação de financiamento!

Os Juros Baixaram! A Hora de Financiar É Agora!

Publicidade

Isso porque, após os anúncios feitos na metade de 2016, de redução de recursos, em meio à turbulências políticas, o setor volta a ganhar fôlego, crédito e facilidades para a aquisição do imóvel.

O brasileiro deve ficar de olho, pois o cenário é favorável para dar entrada no financiamento Minha Casa Minha Vida. O conjunto de facilidades torna o negócio imobiliário um tanto acertado para o momento.

E um dos momentos mais importantes nesse processo de financiamento e compra do imóvel é a juntada e verificação de documentos. Você deve ter muito cuidado durante esse momento pois documentos faltantes, desatualizados ou com informações incorretas inviabilizam seu financiamento Minha Casa Minha Vida.

Você não vai querer atrasar ou, mesmo, ficar sem o seu financiamento da casa própria, não é mesmo? Especialmente por um motivo tão simples. Todos os envolvidos no processo de financiamento Minha Casa Minha Vida devem providenciar uma leva de documentos: o comprador (você), o vendedor (a imobiliária, por exemplo) e até mesmo a obra: todos devem estar com os documentos em dia.

Documentos necessários para o Financiamento

Os documentos do vendedor e da obra para o seu financiamento Minha Casa Minha Vida estão fora do seu alcance, então, o que fica sob sua responsabilidade são os seus e os do seu cônjuge, caso haja. Se você for solteiro, você deverá providenciar a Certidão de Nascimento atualizada, mas se você for casado ou divorciado, a Certidão de Casamento é que deverá ser apresentada atualizada.

No caso de pessoa divorciada, na Certidão de Casamento deverá constar a averbação. Caso seus documentos estejam desatualizados, não se preocupe! Você poderá providenciar esses documentos para o seu financiamento Minha Casa Minha Vida sem sair de sua casa, via internet.

Lista completa dos documentos necessários

Os cartórios online oferecem serviços de emissão de certidões para você de maneira simplificada. Você pode providenciar toda a documentação pessoal para o seu financiamento Minha Casa Minha Vida sem sair de sua casa, apenas utilizando os serviços de cartório de registro civil online.

Melhor ainda: você também poderá utilizar os serviços do cartório de registro de imóveis na modalidade online. Esse cartório é muito importante pois é através dele que você conseguirá a Matrícula do imóvel.

Segue então, os documentos necessários:

  • A Matrícula do Imóvel atualizada contém todas as informações sobre o imóvel objeto do financiamento Minha Casa Minha Vida: registro atual, ações reais e reipersecutórias. Esse documento serve para certificar que o imóvel a ser financiado está livre de embaraços jurídicos.
  • RG (Cópias Frente e Verso);
  • CPF (Cópias Frente e Verso)
  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • Comprovantes de renda dos últimos 3 meses;
  • Comprovante de endereço atualizado (conta de água ou luz);
  • Extrato de conta em banco dos últimos três meses.

Em relação a CTPS, as cópias devem ser da identificação, dos contratos de trabalho e da opção pelo FGTS.

Veja Também: Solicitar financiamento Minha Casa Minha Vida pelo FGTS!

Todos os documentos citados deverão ser providenciados pelo autor da proposta e pelo seu cônjuge, caso haja. Caso o cônjuge não trabalhe, o comprovante de renda é dispensado, porém as cópias da CTPS devem ser feitas igualmente.

Acelere sua mudança para sua nova casa

Ao iniciar sua proposta de financiamento Minha Casa Minha Vida você deve estar ciente da importância da documentação. Providenciar o quanto antes as certidões necessárias atualizadas farão com que você não perca tempo e possa usufruir o quanto antes do seu imóvel. Pensando assim, a solicitação das certidões na modalidade online deixarão você com tempo livre para poder resolver os outros trâmites que dizem respeito ao seu financiamento Minha Casa Minha Vida. E fazendo com que a mudança para o seu novo lar aconteça logo.

Documentos necessários para financiamento do Minha Casa Minha Vida
3.65 (72.94%) 17 votes

Matéria Relacionada:

Veja:  Simulador Caixa Minha Casa Minha Vida
Publicidade

Pin It on Pinterest

Shares
Compartilhe...