Além das linhas de financiamento facilitadas e com juros abaixo do mercado, o trabalhador brasileiro conta, também, com o uso dos recursos do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – para a realização do sonho da casa própria. Mas você sabe como fazer o saque do FGTS no financiamento do imóvel?

Quanto é possível utilizar do FGTS no financiamento do imóvel

Publicidade

Considerado um recurso nobre, destinado a momentos especiais da vida do trabalhador brasileiro, o FGTS só é liberado em ocasiões específicas. Uma dessas ocasiões é o momento da aquisição da casa própria. Você vai saber, a partir de agora, em que situações é possível solicitar a liberação do Fundo de Garantia para o financiamento do imóvel próprio.

Apesar da aquisição da casa própria ser uma das situações em que o uso dos recursos do Fundo pode ser liberado, não é toda modalidade de financiamento que aceita o uso do FGTS. Em três situações o FGTS poderá ser utilizado: na compra ou construção de um imóvel para uso residencial; para quitação ou pagamento de parte do saldo devedor ou para pagamento de até 80% do valor de prestações, em até 12 vezes.

Documentos necessários

Para poder utilizar em uma dessas situações você primeiramente deve consultar seu saldo FGTS para verificar a existência dos recursos. Após essa etapa, reúna os documentos necessários para a comprovação do uso dos recursos do Fundo. Confira, agora, a lista de documentos necessários para o uso do FGTS no financiamento da casa própria:

  • Documento oficial de identificação;
  • Extrato de conta vinculada ao FGTS;
  • Carteira de trabalho para comprovar o tempo de trabalho sob o regime do FGTS;
  • Se você é trabalhador avulso, declaração do órgão gestor da mão de obra ou do sindicato;
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – DIRPF. No caso de trabalhador casado ou em união estável, apresentar a DIRPF de ambos os cônjuges/companheiros.

Existem, porém, alguns casos excepcionais, em que se faz necessário uma quantidade maior de documentos para a liberação dos recursos. Clique aqui para acessar a lista de documentos necessários.

Como fazer a liberação do FGTS

Em seguida, você deverá dirigir-se à agência da Caixa portando a documentação. Após a avaliação da instituição, poderá ser feita a liberação do seu FGTS para o financiamento do seu imóvel. Ou seja, de sua parte, apenas deverá providenciar a documentação solicitada e entregar na agência da Caixa, antes de assinar o contrato de financiamento do seu imóvel. O restante a Caixa faz. Em caso de liberação dos recursos, o abatimento do valor será feito de maneira automática.

FGTS no Financiamento do Imóvel
5 (100%) 1 vote

Matéria Relacionada:

Veja:  Reformas no programa - Minha Casa Minha Vida Caixa

Pin It on Pinterest

Shares
Compartilhe...