Descubra qual o melhor financiamento imobiliário para você!
Comprar um apartamento ou casa é um investimento de longo prazo e, na maioria dos casos, as pessoas compram imóveis por meio de financiamento imobiliário.
Isso significa que ela arcará com grande parte do orçamento mensal da família, por isso é necessário planejar e estudar quais bancos têm as melhores taxas de juros hipotecários.
Simulação de Financiamento Imobiliário
Para encontrar o melhor banco para comprar um imóvel, elaboramos uma simulação de financiamento imobiliário nos sites dos principais bancos do país.
A simulação de financiamento imobiliário acima foi realizada no site de uma instituição bancária de um imóvel residencial localizado em São Paulo.
Os dados são de uma pessoa de 44 anos, empresário ou empregado privado (CLT) com renda anual de 12.000 reais. O valor total é de R $ 400.000,00, sendo R $ 80.000,00 de entrada e os R $ 320.000,00 restantes serão financiados pelo sistema de amortização do SAC em 360 meses (30 anos).
Observação: A simulação acima não possui a composição de renda e não estão inclusas despesas com documentação, como, por exemplo, o ITBI. Na simulação realizada pela Caixa, os juros calculados são apurados somando a taxa fixa de 3.35%a.a. mais a taxa variável em função do rendimento da poupança, vigente a cada vencimento da prestação, atualmente de 5.425% a.a.
Dicas Importantes
As taxas de juros dos financiamentos imobiliários variam de acordo com a situação de cada cliente, prazo de financiamento e relacionamento com o banco.
Pergunte sempre qual é a taxa de avaliação (taxa que o banco cobra para o avaliador ir até o imóvel adquirido), pois cada banco cobra uma taxa diferente, que pode afetar a primeira parcela da hipoteca. Por exemplo, no Bradesco, o custo com avaliação, reavaliação e reposição da mercadoria recebida em garantia é de R $ 3.100,00.
Portanto, recomendamos que você avalie primeiro o banco onde você já possui conta e relacionamento, pois em muitos casos, abrir outra conta em outro banco é apenas para financiamento imobiliário, o que pode trazer desvantagens financeiras devido ao ligeiro diferencial de juros.