Financiamento Imobiliário Itaú
Comprar um apartamento ou casa é um investimento de longo prazo e, na maioria dos casos, as pessoas compram imóveis por meio de financiamento imobiliário Itaú.
Isso significa que arcará com grande parte do orçamento mensal da família, por isso é necessário planejar e estudar quais bancos têm as melhores taxas de juros hipotecários.
Ao financiar o imóvel, isso significa que você arcará com pelo menos 30% de sua renda familiar mensal por um longo período de tempo. Em média, leva de 30 a 35 anos para pagar o saldo devedor.
Atualmente, as instituições financeiras oferecem diversas linhas de crédito com diferentes taxas de juros e prazos de pagamento.
Conheça as opções de financiamento imobiliário do Itaú em 2021!
Financiamento Imobiliário Itaú – Taxa Referencial de Juros TR
Nos financiamentos do Itaú, a taxa de juros é de 8,30% ao ano mais TR, que incide sobre imóveis residenciais novos ou usados e é utilizada para a linha de crédito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro de Imóveis (SFI).
O valor do financiamento pode ser de até 90% do valor do imóvel, e o prazo máximo é de 360 meses (30 anos). Também permite a utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Financiamento Imobiliário Itaú-Unibanco e Receita da Poupança + Taxa de Juros Fixa
Financiamento Imobiliário do Itaú – Rendimento da poupança + Taxa Fixa
O Itaú também oferece financiamento de receitas de poupança com juros de 3,49% ao ano + receitas de poupança. Atualmente, a Selic está em 7,75% ao ano, então a taxa de retorno da caderneta será de 5,43% ao ano.
Assim, de acordo com o banco, com base em valor atual, a taxa de juro para os clientes que financiam imóveis nesta nova rota passa a ser de 8,92% (3,49% + 5,43%) ao ano.
As taxas de juros dos financiamentos imobiliários variam de acordo com a situação de cada cliente, prazo de financiamento e relacionamento com o banco.
Portanto, recomendamos que você avalie primeiro o banco onde você já possui conta e relacionamento, pois em muitos casos, abrir outra conta em outro banco é apenas para financiamento imobiliário, o que pode trazer desvantagens financeiras devido ao ligeiro diferencial de juros.
Simulação de financiamento imobiliário do Itaú
A seguir, uma simulação de financiamento imobiliário realizada pelo Grupo SP Imóvel para um imóvel residencial em São Paulo, os dados são de uma pessoa de 44 anos, empresário ou empregado privado (CLT) com renda de 12.000 reais.
Nota: A simulação acima não tem detalhes de receita e não inclui ITBI e outros custos de documentos.