Tipos de Financiamento Imobiliário
O Financiamento Imobiliário é o formato mais comum de comprar de casas ou apartamentos. Descubra quais são as linhas de crédito mais acessíveis ao seu orçamento.
Financiamento Imobiliário
Boa parte considerável da população brasileira sonha com o imóvel próprio, sobretudo, as classes média e baixa. Uma das maneiras mais seguras e rápidas é buscar crédito em instituições financeiras e até mesmo construtoras.
Além disso, o Governo Federal dispõe de programas de habitação voltados as pessoas de renda familiar limitada. Entenda nos próximos pontos como e quais são os tipos de Financiamento Imobiliário.
É basicamente o ato de financiar, ou seja, pegar empréstimo e comprar um imóvel. Porém, não é simplesmente ir numa agência bancária ao obter crédito, este processo tem etapas e documentos. Primeiramente, quem solicita esse tipo de empréstimo deve ter o nome limpo na praça.
Porém, pessoas cujo o CPF está restrito, dificilmente encontraram alguma instituição financeira disposta a liberar um Financiamento Imobiliário. Cumprida tal exigência, o tomador ainda passará por:
Avaliação de Crédito
O banco verifica o seu Score, por exemplo, além de confrontar sua renda e quando do orçamento familiar poderá ser comprometido no financiamento. Normalmente o crédito só empenha até 30% do salário.
Apresentar documentação completa
A fase documental é condicionante, sobretudo do imóvel, pois não pode ter débitos de IPTU, dentre outros.
No caso de imóveis usados, o vendedor também precisa estar quites, e bancos como a Caixa Econômica Federal solicitam, inclusive, certidões negativas de débito.
Firmar contrato
Concluída as etapas mencionadas anteriormente, chega o momento de formalizar os valores e período do Financiamento Imobiliário. O tomador sai conhecendo todas as cláusulas contratuais e o que deve ou não fazer. Em relação aos tipos de financiamento disponíveis no mercado, temos:
- SAC;
- SACRE;
- SFH;
- SFI;
- Sistema Price;
- Minha Casa Minha Vida.
Prestações
Dependendo do tipo de Financiamento Imobiliário escolhido, terá percentuais de taxa e juro, bem como limites de parcelas, específicos. Contudo, 420 é a quantidade máxima de prestações de Financiamento Imobiliário de uma casa ou apartamento.
Ou seja, um total equivalente a 35 anos (sem atrasos). Por outro lado, nos modelos SAC, SACRE e Sistema Price é possível antecipar parcelas, reduzindo o tempo total do compromisso.
Taxas de financiamento
As taxas aplicadas num Financiamento Imobiliário, também, variam conforme o tipo da linha de crédito escolhido. Quem vai recorrer a esta modalidade de empréstimo precisa se inteirar nos seguintes fatores:
- TR;
- IPCA;
- Taxa Pré-fixada.
Seus percentuais (no ato da contratação do financiamento) determinam o valor da prestação. Decerto, ainda podem incidir no valor da parcela contratação de seguros e outras cobranças administrativas determinadas pelo credor.
Minha Casa Minha Vida
É atualmente o programa de habitação mais utilizado, principalmente, por cotistas do FGTS, pois é possível utilizar este fundo como entrada no financiamento.
Outra vantagem do programa é dele permitir a solicitação de recursos ao reformar ou construir, em moldes semelhantes ao utilizado na compra de imóveis. As características de destaque desse projeto são:
- Atende famílias cuja a renda é de R$ 1,8 mil até R$ 7,0 mil;
- Possibilita a contratação de pequenas parcelas;
- Pode ser usado na aquisição de imóveis novos e usados;
- Construtoras de todo o país estão cadastradas no programa, o que favorece a oferta.
Entretanto, desde agosto de 2020 o projeto integra as diretrizes do Programa Casa Verde Amarela (atual conjunto de regras propostas pelo Governo Federal).
Amortização de Dívida
É uma forma de abater as prestações do Financiamento Imobiliário. É mais viável quando se utiliza modalidades de descontos ao se antecipar o pagamento da parcela. E como adiantado, dentro da lista mencionada acima, é possível amortizar a dívida de um imóvel optando pelos seguintes formatos:
- Sistema Price – Aqui as parcelas são fixas, juro decrescente e amortização crescente.
- SAC – As prestações reduzem ao longo do financiamento, porém tendo variação da taxa de juro.
- SACRE – Tem aumento da amortização; a parcela aumenta ao longo do tempo, e depois diminui.
O fundamental ao escolher o tipo de Financiamento Imobiliário é ler nas entrelinhas, e nunca comprometer seu orçamento com valores que não pode pagar.