Como fazer Cadastro Único 2025 – CAD Único
O Projeto de Lei 5788/16 foi aprovado em 2018, inserindo o CAD Único em lei aos programas sociais do Governo Federal.
O CAD Único identifica e reúne os dados das famílias que possuem baixa renda. Assim, mostrando quais são habilitadas a receber os benefícios sociais do Governo.
A medida foi tomada a fim de evitar fraudes, como o caso do Billy (um gato que estava na folha de pagamento do Bolsa Família) e ter uma maneira mais criteriosa para não gastar dinheiro público com quem realmente não precisa.
Mas se você precisa dos programas do Governo, fique tranquilo que o Cadastro Único 2025 gerencia todos os benefícios sociais para te ajudar a melhorar de vida.
Portanto, veja a seguir mais informações de como isso funciona na prática. Além de como fazer o seu CAD Único bem como quais são as vantagens!
O que é realmente o CAD Único e como funciona?
É um cadastro obrigatório para quem precisa de programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo. Ele funciona para fazer com que o Governo mapeie melhor as dificuldades sociais do povo brasileiro.
O Cadastro Único 2025 é o único meio de famílias de baixa renda conseguirem os benefícios do “Minha Casa, Minha Vida” ou qualquer outro programa social.
Então, se você passa por alguma fragilidade social, é importante se inscrever e manter o seu Cadastro Único 2025 atualizado. Assim, conseguindo os benefícios necessários e evitando possíveis cancelamentos depois.
Logo depois de fazer o cadastro, como vamos falar abaixo, os benefícios que você pode receber serão informados pelo CRAS (Centro e Referência de Assistência Social) da sua região.
Eles vão te instruir e mostrar quais são os auxílios que você pode receber para ter uma vida melhor.
Como fazer o Cadastro Único 2025?
Não é demorado e nem difícil fazer o seu CAD Único, basta que o responsável pela documentação (chamado de representante familiar) vá à secretaria de bem-estar social que existir na sua cidade.
Os documentos obrigatórios para o CAD Único são:
- RG dos membros da família
- RG, Título de Eleitor ou CPF do representante familiar
Esses outros documentos não são obrigatórios, mas ajudam bastante a fim de ser aprovado:
- Conta de luz
- Carteira de trabalho do responsável familiar
- Atestado de matrícula dos filhos na escola
Se a pessoa e os membros da família não tiver documentos, o entrevistador orienta e encaminha a família para retirar os documentos.
E a pessoas que nunca foram registradas, a primeira certidão de nascimento sai de forma gratuita.
Entretanto, se o representante familiar não apresentar os documentos obrigatórios dele e um de cada membro da família, o cadastro não será completado e a família não recebe o benefício.
Quem pode participar do Cadastro Único 2025 e quais são os benefícios?
Se na sua família, vocês ganham um salário mínimo por pessoa ou, no total, ganham até 3 salários mínimos de renda mensal, você tem direito aos programas sociais.
Mas é importante lembrar que fazer o cadastro não significa que receberá os benefícios, porque cada programa tem os próprios critérios de seleção.
Algumas das vantagens do programa são:
- Programa Bolsa Família
- Minha Casa, Minha Vida
- Carteira do Idoso
- Telefone Popular
- Carta Social
- Passe Livre (para pessoas com deficiência)
- Isenção das taxas em Concursos Públicos
- Aposentadoria por baixa renda
Entre outros programas que você pode consultar se tem direito. E você, precisa de algum desses benefícios ou conhece alguém que está precisando? Então, compartilha esse conteúdo e comenta aí embaixo se ficou com alguma dúvida.
Além disso, veja aqui Tudo Sobre o Programa Minha Casa Minha Vida!