Telefone Popular – O telefone fixo é cada vez menos procurado pelas pessoas. Contudo, a muitas famílias ainda é o principal meio de comunicação. Entretanto, com um valor de assinatura considerada alto às famílias de baixa renda, ele pode se tornar inviável.

A fim de que fique mais acessível, foi criado o telefone popular. Assim, que visa atender a uma demanda da população. Com características bastante específicas ele possui regras próprias de funcionamento e não pode ser adquirido por qualquer pessoa.

O que é o telefone popular?

Ele é uma linha de telefone fixa destinada às famílias de baixa renda que estão inscritas no Cadastro Único do Governo Federal. Esse serviço inicialmente deveria atender a todas as famílias. Entretanto, desde 2014 está destinado apenas as que possuem baixa renda e estão inscritas em programas do governo.

Publicidade

Como funciona o Telefone Popular?

Telefone Popular
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Veja como funciona e como solicitar o Telefone Popular!

Essa linha de telefone disponibiliza 90 minutos mensais para serem usados em ligações locais a outros telefones fixos. Ou seja, serve para ligar a outros telefones fixos que sejam da mesma cidade e estejam na mesma área. Os minutos que não forem utilizados no mês não acumularam para períodos posteriores.

Ele possui uma assinatura que tem um valor acessível. Caso a pessoa queria fazer ligações para telefones fixos de outras localidades ou então ligar para celulares será preciso fazer uma recarga. O crédito inserido será utilizado para as ligações citadas sendo cobrado um valor por minuto.

As ligações que são cobradas por minuto, isso quer dizer aqueles que são além dos 90 minutos inclusos na franquia podem sair mais baratas se forem feitas no horário reduzido. Essa tarifa menor é disponibilizada de segunda à sexta, da meia-noite às 6h da manhã; sábados, da meia-noite às 6h da manhã e das 14h até meia-noite; domingos e feriados nacionais o dia todo.

Quais os benefícios?

Além de uma mensalidade com valor reduzido e 90 minutos mensais para fazer as ligações, as operadoras podem disponibilizar a seu critério serviços adicionais. Assim como identificar de chamada e chamada em espera. Outra possibilidade é de fazer ligações para números de emergência como bombeiros e polícia.

Quem pode solicitar?

O telefone popular pode ser solicitado pelo responsável da família que está inscrita no Cadastro Único do Governo Federal. E que também esteja com os dados atualizados a pelo menos dois anos.

Publicidade

Como Solicitar o Telefone Popular?

Quem deseja ter essa linha de telefone precisa entrar em contato com a operadora da região que oferece esse serviço. Isso pode ser feito pelo telefone ou indo até um dos pontos físicos de atendimento.

No momento da solicitação é preciso estar com os seguinte documentos:

  • CPF do responsável
  • Número do NIS
  • Endereço de Residência
  • Entre outros dados pessoais

Logo após feita a solicitação a instalação é feita em até 7 dias. Sendo que pode ser cobrada uma taxa de instalação. O valor varia de uma localidade para outra e dependendo da situação ele pode ser parcelado.

Publicidade


O telefone popular é uma alternativa para quem deseja ter uma linha fixa de telefone, mas, não possui condições de pagar o valor das assinaturas tradicionais. Para mais informações entre em contato com a operadora de telefonia fixa que atende a sua região.

Além disso, veja também como funciona o Programa Morar Bem!

Conheça o Telefone Popular e Veja Como Solicitar!
Deixe seu voto!

Pin It on Pinterest

Shares
Compartilhe...